OUTUBRO ROSA APELA À CONSCIÊNCIA DA LUTA CONTRA O CANCRO

OUTUBRO ROSA APELA À CONSCIÊNCIA DA LUTA CONTRA O CANCRO

O Outubro Rosa, projecto de solidariedade social, promoveu uma palestra sobre o cancro da mama, em parceria com a Liga Angolana Contra o Cancro (LACC), com o objectivo de recolher fundos para ajudar os pacientes com esta enfermidade, mas sobretudo ajudar a divulgar a importância do diagnóstico precoce na prevenção da doença.

A palestra teve lugar no auditório da sede do banco BNI, sábado, dia 8 de Outubro, tendo ocupado a manhã, desde as 9h às 13h. Durante a palestra, a médica Albertina Manaça referiu que o cancro da mama é o tumor mais comum entre as mulheres, ocorrendo em noventa porcento dos casos em indivíduos do sexo feminino, embora também se desenvolva nos homens.

Ainda de acordo com a Dra. Albertina Manaça, “o Instituto Angolano de Controlo do Cancro é o único hospital que atende a doença e, durante o primeiro semestre deste ano, registou 84 novos casos a partir de consultas de prevenção do cancro da mama realizadas depois de um auto-exame, o que é um número acentuado”. A médica aconselha “todas as pessoas a fazer o auto-exame para se poder detectar qualquer sinal de alerta, já que, se for detectada cedo, a doença terá maior oportunidade de cura”, disse.

Segundo o Presidente da Liga Angolana Contra o Cancro, André Panzo, que participou na palestra organizada pelo BNI, “é importante a união entre as pessoas na luta contra a doença, tendo em conta que a enfermidade, apesar de antiga, poucos a conhecem. Neste momento, estamos a trabalhar para dar mais conhecimento à nossa associação e queremos tornar-nos um parceiro do governo nesta luta que é de todos nós”, sublinhou.

A actividade anual promovida pelo BNI enquadra-se nas acções de responsabilidade social do banco e destina-se a todos os colaboradores, tendo como objectivo informar sobre a importância do diagnóstico precoce (prevenção). Para este ano, o BNI deseja ver este tema ser abraçado por toda a sociedade, despertando assim a consciência da prevenção e do tratamento deste flagelo que é o cancro da mama.

Para mais informações:
Isaura dos Santos | imprensa@zwela.co.ao | 924753220

OUTUBRO ROSA APELA À CONSCIÊNCIA DA LUTA CONTRA O CANCRO OUTUBRO ROSA APELA À CONSCIÊNCIA DA LUTA CONTRA O CANCRO
AO
PUBLICADO: 11/10/2016
PUBLICADO: 11/10/2016